No distante 1926, num frio dia de 12 de junho, vinha ao mundo um dos maiores nomes da sociedade itabunense, a menina Zélia de Oliveira Lessa. Ela é de uma época, sem qualquer saudosismo, onde os jovens pediam a bênção aos mais velhos e estes eram respeitados. Uma época onde ter um piano em casa era um sinal de status. Onde os jograis e recitais aconteciam nos cinemas, nas igrejas e nas casas das famílias. Uma época onde o teatro era pulsante.

  • Criado em .

A epilepsia é doença neurológica caracterizada por crises recorrentes, que altera a percepção, consciência, controle motor ou comportamento. Decorre de distúrbio elétrico no cérebro. Podem provocar epilepsia: seqüela de infecções, trauma no crânio, anóxia, tumores, distúrbios vasculares e da formação do cérebro. Algumas vezes tem causa genética, hereditária. É possível que uma pessoa tenha um ou mais tipos de crises. São classificadas de acordo com a manifestação clínica e através do eletroencefalograma. Classificam-se em: - Convulsiva ou tônico-clônicas: Caracteriza-se por queda, rigidez do corpo, tremor/abalos musculares, salivação, mordedura de língua, incontinência urinária. Paciente pode ficar confuso, sonolento, ter dor de cabeça e náusea; - Parcial complexa. O paciente tem a sensação de “sair do ar” por segundos ou minutos. Pode permanecer de olhos abertos, ter movimentos como estalar os lábios, deglutição, lingual, labial ou esfregar as mãos, alisar ou pegar objetos sem propósito definido; - Mioclônicas. Abalos musculares em segmentos de um músculo até os quatro membros e face. A mais comum, epilepsia mioclônica juvenil, caracteriza-se por movimentos bruscos, como um choque. Tendem a ocorrer após acordar. Inicia-se entre os 10 e 20 anos e os pacientes tem convulsões e crises de ausência; - De ausência. Desligamentos geralmente de 5 a 20 segundos. Olhar vago para o infinito, movimentos involuntários como labiais, de deglutição ou piscamentos rítmicos das pálpebras são alguns sintomas; - Atônica. Perda de tônus de um segmento tal como a cabeça ou dos músculos que mantêm a postura levando à queda brusca da cabeça ou queda ao solo. - Estado de mal epiléptico. Potencialmente grave, é uma emergência médica. Caracteriza-se por crises prolongadas ou crises repetidas sem que o paciente recobre a consciência no período entre as crises.

  • Criado em .

Minha empresa tem 12 funcionários. Fizemos um acordo de compensar as horas extraordinárias, sendo que as excedentes gozada com folgas e os períodos de atraso descontados, em dinheiro, dos salários. Recentemente me disserem que estou agindo errado e pediram o pagamento de volta. Estão certos? Milene Silva.

  • Criado em .

O significado de Nepotismo deságua no favorecimento de parentes por parte daqueles que possuem o poder. Na realidade, para bem assimilarmos o que vem a ser Nepotismo, basta a conjugação de dois elementos: a) escolha ou nomeação feita por alguém que seja detentor do poder administrativo; b) estabelecimento do vínculo familiar (cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau).

  • Criado em .

Câncer da pele é o crescimento anormal/descontrolado das células da pele. Qualquer delas pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. É o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, devido ao diagnóstico precoce. É possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: “melanoma” e “câncer de pele não melanoma (CPNM)”.

  • Criado em .

Filho de Antonio Teixeira Bastos e Silvina Boaventura Bastos, o menino Zeca nasceu no então arraial de Água Branca, hoje bairro do Antique em Itabuna-BA, em 13/03/1905 e morreu em Itabuna, ainda jovem, em 18/12/1937.

  • Criado em .

Trabalho no setor de Recursos Humanos de uma empresa de grande porte do Estado da Bahia e gostaria de saber em que hipóteses a empresa tem que pagar o adicional por transferência de localidade? Ingrid Bintencourt.

  • Criado em .

Como ele era tão caudaloso

Hoje olho muito curioso

Sua triste transformação.

Transformou-se bem decadente

Nem parece aquela linda vertente

Orgulho de uma região!

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: